O treinador e o escotismo

Artigo traduzido por Goog

Exploramos em muitos artigos a importância do papel do técnico em uma equipe, em todos os níveis e em qualquer categoria. Trabalhando no campo de escotismo por algumas décadas, percebo como o treinador de uma equipe é decisivo na busca de jogadores em relação ao papel que deve ser proposto.
O conhecimento do técnico é fundamental, entender o que ele pensa, quais são suas prioridades, como ele interpreta o futebol, conhecer o módulo que ele prefere com suas variantes e o tipo de características dos atletas em relação ao setor de jogo, representam as bases a serem propostas. das brochuras da área técnica. Portanto, a etapa fundamental é representada pelos desejos do técnico quanto ao papel a ser implementado, que o diretor de esportes deve seguir com as diretrizes a serem fornecidas à área de escotismo.
Mas quais são os jogadores que, depois de terem sido adequadamente filtrados pelo trabalho individual do olheiro, pelas relações cruzadas realizadas pelos outros observadores, pela exibição ao vivo e pelo julgamento final do gerente da área técnica, serão finalmente comprados?
Deixando de lado o aspecto econômico que, no entanto, leva ao descarte de uma série de jogadores a priori e essa é a razão pela qual, para cada função ocupada, uma série de perspectivas deve ser proposta e, deixando de lado a participação do treinador no trabalho de aferição. pedido ou não para opinar – depende das relações dentro do clube e da força do treinador – quais são as razões por trás da proposta de um jogador em vez de outro?
Depende basicamente da capacidade do treinador de melhorar os jogadores que estão disponíveis para ele! Dou dois exemplos de como o trabalho da equipe técnica ajudou a mudar as conotações de jogadores defeituosos quando eles foram comprados, mas pelo imenso potencial que os bons olheiros conseguiram identificar. Refiro-me a Koulibaly no Napoli, que no primeiro ano do Benitez combinou todos os jogos e que Sarri ajudou a fazer uma das cinco principais usinas de energia do mundo e refiro-me a Skriniar, que Giampaolo em um ano em Sampdoria, tornou-se um verdadeiro jogador. Estes são exemplos impressionantes da mais-valia que um técnico com sua equipe é capaz de atribuir aos jogadores que são disponibilizados a ele. Um exemplo recente é representado por Rrhamani, um defensor puro neste verão e um atleta capaz de começar o jogo com lucro com a defesa após um ano de Juric, tornando-se objeto de interesse do Napoli.
Assim, o batedor quando ele tem certos treinadores, sem se esquecer entre esses Gasperini, pode “ousar” e oferecer perspectivas com defeitos que podem ser melhorados, com base em qualidades evidentes que podem inicialmente obscurecê-los. Mesmo o olheiro com um técnico tão bom em melhorar os jogadores, pode, com base no conhecimento analítico da maneira como vê o futebol de seu treinador, ver jogadores em um papel e imaginá-los incorporados em outros papéis ou mesmo setores do projeto tático. Um exemplo prático pode melhorar o conceito: Atalanta tem uma maneira “única” de propor futebol; portanto, semelhante ao conceito de jogo desenvolvido pelos homens de Gasperini, além do Verona de seu discípulo de futebol Juric, na Europa, vejo apenas o Lask Linz na Áustria. E, portanto, como você não pode “roubar” jogadores dessas duas equipes, você deve “imaginar e colocar a hipótese” de um jogador no contexto desse esquema específico de Atalanta e na maneira de se manifestar, trabalhando em outros aspectos, como o força e capacidade de corrida. Czyborra externo comprado recentemente por Heracles na Holanda, eu não acho que ele fez o exterior de toda a banda como fará no novo time, mas o lateral esquerdo em um time que defendeu quatro, mas presumivelmente a área técnica oróbica o considerou adequado para esse projeto tático. Para concluir, é evidente a importância do conhecimento mútuo e do grande sentimento entre o técnico e a área técnica, para que o primeiro possa enobrecer o trabalho do segundo e vice-versa, evitando contrastes que podem se tornar intransponíveis no restante da temporada.

Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *